Criei este blog no objetivo de documentar todo o meu trabalho e transferir para todos meu amor e conhecimento que possuo em Information Security e Skateboarding.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Reflexão depois de passar no CISSP

Reflexão:

Em 2003 descobri profissionalmente que eu queria era trabalhar com segurança da informação, na época trabalhava em banco multinacional diretamente com Internet Security, acabei fazendo um MBA em Gestão de TI na FIA/USP, fiquei algum tempo fora do mercado, precisei estudar com os recursos que tinha para fazer a prova do MCSO, estudei sozinho e passei, consegui um trabalho de consultor de SI na G&P e depois fui para CertiSign, foi onde conheci a Lucimara, era 2005, lá eu comentei com a Lucimara que tinha interesse em tirar o CISSP, ela também estava interessada e então começamos a participar do grupo de Estudos CISSP-SP, na época encontrávamos na T-SYSTEMS onde o Victor Bonomi trabalhava, o grupo começou com o Fernando Fonseca que às vezes arrumava uma sala na Faculdade Anhembi Morumbi, o Alexandre Salgado, Lucimara, Sergio Dias, Wagner Elias, Guilherme, Ricardo Giorgi, Victor, Anchises, Giovani e o Cleverson.

A partir daí comecei a estudar, comprei o All-in-One, Study Guide Sybex CISSP, PrepLogic, Material do MCSO e o Official Guide e sem contar com o material adicional que encontrava na web. Lembro que fiquei até na véspera de Natal e Ano Novo estudando. Participei do grupo de estudos SP, encontros às vezes na semana e aos sábados.

De toda forma foram 2 anos de muita dedicação, pensei em desistir, mais eu sempre voltava a decisão. Em dezembro de 2006 consegui que o banco onde trabalho atualmente pagasse o CBK Review Seminar, fiz com o Anderson, dediquei todo o tempo para curso, tirei dúvidas e no teste de 100 questões acabei até acertando 98 questões, nem acreditei, foi muito legal.

Troquei alguns e-mails com Anderson para me inscrever na prova de maio, acho que fui ansioso, até os amigos Alexandre e Paulo me pediram para deixar para setembro, fui teimoso e fiz, infelizmente não passei por pouco. Não desisti e percebi que faltavam detalhes para passar na prova, portanto continuei, sabia que tinha perdido uma batalha e não a guerra. Revisei o OFFICIAL GUIDE, me encontrei com os amigos, durante a semana, estudei, fiz simulado e desenvolvi boa parte do conhecimento que tenho em gestão de risco com os companheiros que trabalham comigo (Dimitri, Alexandre Fonseca, Reginaldo Rizato, Kenji, Sonia, Rita e Bruno Coste). Enfim, eu fui desta vez para a prova mais seguro, determinado e tinha certeza que aquilo que tinha estudado estava claro e sabia, sem mais sem menos.

Na semana antes da prova me encontrei na quarta-feira com o Viel e ajudei ele em alguns conceitos de Análise de Risco, na sexta fiquei em casa, fui andar de skate em São Bernado do Campo na nova pista, foi uma inspiração para o corpo e para a mente. Voltei para casa suave, cheguei cedo, jantei, orei a Deus e fui dormir cedo.

No sábado cheguei cedo no hotel onde encontrei o Paulo e alguns amigos, levei meu resumo, dei a última lida, refresquei a minha memória e entrei para a prova desta vez para passar. Durante a prova utilizei a seguinte estratégia, resolvi fazer 50 questões e passava para o booklet, quando cheguei na questão 100 parei para ir ao banheiro e comer alguma coisa, voltei e continuei, quando cheguei na questão 150 resolvi passar direto para o booklet, quando cheguei no final faltavam 1:30h para terminar.

Agora era hora "h" e revisar aquelas que tinha deixado para depois, acho que eram por volta de 15 questões, a última questão que respondi foi de gosto, era do Código de Ética, li, li, li e então respondi, depois fui conferi no dia seguinte que tinha acertado.

Bom, sai do exame com uma sensação que tinha cumprindo mais uma etapa e tinha chances de ter passado, a prova estava realmente mais difícil que as anteriores, mais eu creio que estava bem preparado, Eu, Salgado, Viel e o Paulo fomos a um bar refrescar a mente, conversamos sobre algumas questões e então a semana seguiu.

Confesso que não fiquei ansioso neste tempo, hoje por volta das 11:30h o amigo Ricardo Giorgi me passou uma mensagem, “temos novidades Rangel?”, fui para casa depois que terminei o due diligence, eu liguei imediatamente para o amigo Paulo Teixeira, ele confirmou que passou e o Alexandre Salgado também, infelizmente meu amigo Viel não foi desta vez, mais tenho certeza que ele irá passar em breve. Cheguei em casa, almocei primeiro, resolvi abrir o e-mail e notei que havia um arquivo em anexo, fiquei feliz e cliquei, procurei a palavra “Congratulations”, encontrei e dei um grito de alegria, foi muito bom, esperava por isso há dois anos, hoje me sinto realizado e pronto para novas conquistas!!!

A frase que tenho a dizer é; nunca desista de seus objetivos, confie em Deus, seja determinado e perseverante, se hoje não deu certo é porque Deus está preparando o amanhã para lhe conceder a resposta porque ele é fiel.

É isso galera, contem comigo para os estudos.

Obrigado a todos!

Um abração...

Rangel Rodrigues, quase CISSP

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá Rangel!

Acompanho seu blog sempre que posso!

Estou estudando para me certificar MCSO, e gostaria de saber alguma dica ou se você tem algum simulado que possa ajudar.

Grato.

8:47 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Ola Rangel, tudo bem com você? espero que sim. E o seguinte, estou iniciando meus estudos na área de segurança e gostaria de saber se vice pode me dar umas dicas de como começar, por onde começar, de fóruns do assunto e etc. Ficarei muito grato. Meu email e fssana@terra.com.br e meu msn e fabriciosk8forever@hotmail.com. Ah!você anda de skate e? Abraços!!!

7:47 PM

 
Blogger Unknown said...

OI Rangel,

Muito legal seu post!
Nunca fiz a prova, mas retomei os estudos pela terceira vez agora.

Estudei contido no IBTA, um abraço e parabéns

10:13 AM

 
Blogger Unknown said...

OI Rangel,

Muito legal seu post!
Nunca fiz a prova, mas retomei os estudos pela terceira vez agora.

Estudei contido no IBTA, um abraço e parabéns

10:13 AM

 
Blogger CSO:Cyber said...

Poxa galera, me desculpe, vou retomar o blog e posso ajudar da dicas sim.

11:14 PM

 

Postar um comentário

<< Home