Criei este blog no objetivo de documentar todo o meu trabalho e transferir para todos meu amor e conhecimento que possuo em Information Security e Skateboarding.

domingo, setembro 10, 2006

Rumo ao CISSP

Já faz quase duas semanas que fiz o exame de certificação CISSP (Certified Information System Security Professional) da ISC2. O CISSP é considerada a certificação mais importante na área de Segurança da Informação, assim como CISM, CISA, MCSO, Security+ entre outras.

Dediquei praticamente mais de 1 ano nos estudos com apoio dos livros All-in-One, Study Guide Sybex CISSP, PrepLogic, Material do MCSO, material oficial do seminário emprestado pelo meu chefe, cccure.org, artigos e simulados. Claro que devo lembrar dos meus amigos do grupo de estudos de São Paulo "CISSP-BR-SP" e o pessoal da lista CISSP-br que estiverem ali do meu lado várias horas entendendo os conceitos dos 10 domains.

Acredito que a fase de estudo foi a mais importante, pois tive a oportunidade de aumentar meu networking, conhecer pessoas novas na área de SI, expandir meus conhecimentos em SI e com certeza vem me ajudando a cada dia a lidar com situações difícies na empresa onde trabalho.

Confesso que para mim a fase de estudo vem sendo um grande desafio e a principal meta neste ano é se tornar um profissional certificado CISSP. Certificar em CISSP não significa que vou conseguir um emprego com um grande salário, mais ser visto como um profissional competente e reconhecido pelo trabalho que desenvolvo.

Já tive a experiência de fazer o exame e sentir na pele como o processo é desgastante. Minha visão do exame é o longo tempo que você fica sentado na cadeira interpretando cada questão, sem falar no tempo que você tem que gerenciar para transferir as respostas para o booklet.

Nesta última prova senti mais dificuldade em manter a resistência durante às 6 horas de exame, parei 1 (uma) única vez para ir ao banheiro, beber água e comer uma maça e depois voltei rápido para concluir o exame com mais força. Na revisão e passagem das respostas para o booklet acredito que faltaram 10 e 13 questões que tive que reler e responder, aquelas que surgiram dúvidas e uma ou outra que eu não sabia.

Acredito que estava bem preparado e agora aquele friozinho bate no peito toda a vez que lembro do e-mail com o resultado que em breve estará chegando em minha caixa postal.

Bom, agora estou mantendo a calma, convicção, fé e esperança em Deus que serei aprovado no exame CISSP. I trust in God!!!

Em breve voltarei para descrever a sensação pós resultado.